Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Como preparar a terra para plantar

Preparar o solo é um fator chave para o crescimento saudável das suas plantas. Vamos ver como!
Preparar o solo para crescimento de plantas saudáveis

A preparação do solo para a plantação de cultivos deve ser adequada às necessidades de cada cultivo em si. Quer esteja a pensar plantar cebolas, tomates ou outro cultivo qualquer, deve ter em atenção as necessidades específicas desse cultivo. No entanto, existem algumas indicações gerais que permitem preparar o solo da melhor forma.

Hoje iremos ver algumas indicações gerais sobre como preparar o solo da sua horta para aumentar as chances de um cultivo de sucesso.

Drenar o solo

Um solo bem drenado significa que esse solo permite uma passagem mais fácil do ar e da água.

Isto é importante pois o excesso de água junto às raízes das plantas causa o seu apodrecimento e aumenta as probabilidades de doença ao enfraquecer a raiz. Sabendo isto, deve garantir que o solo da sua horta está bem drenado.

Para tal, siga algumas das boas práticas que permitem uma boa drenagem do solo:

  • Evite compactar o solo. Remexer a terra é uma boa maneira de soltar o solo, evitando a sua compactação, eliminando torrões de terra e misturando matéria orgânica. O solo compactado é mais sólido e acumula mais água. O solo solto tende a escoar melhor a água. Soltar o solo, remexendo-o com uma enxada (ou sacho em áreas mais pequenas), permite-lhe também remover pedras e outros detritos.
  • Adicione areia a solos argilosos. A areia fará com que o solo se torna mais arenoso, e solos arenosos permitem uma maior drenagem. Para identificar se o seu solo é argiloso, pegue num pouco de solo húmido e enrole. Se o solo mantiver a forma de rolo, isto revela a presença de argila.
  • Elevação da área de plantio e valas de drenagem. O objetivo é direcionar a água para fora da área de plantio da sua horta. Elevando esta área ou adicionando valas de drenagem permitem escoar a água.
  • Tenha em atenção o irrigar do solo. Do nosso lado, devemos sempre evitar o excesso de rega nos cultivos, fornecendo apenas a quantidade de água necessária para o cultivo em específico.

Adicionar matéria orgânica

A matéria orgânica é a força essencial de um solo fértil e produtivo. Sem ela, a produção agrícola torna-se insustentável.

O que é matéria orgânica?

A matéria orgânica é qualquer material animal e vegetal vivo ou morto. Inclui coisas como:

  • Raízes de plantas vivas;
  • Restos mortais de animais, em várias fases de decomposição;
  • Microorganismos e os seus excrementos.

Para preparar o solo para os seus cultivos, utilize as duas fontes principais de matéria orgânica:

  • Resíduos vegetais: raízes, restolhos, folhas, palha;
  • Estrume animal.

O processo de decomposição destes elementos liberta nutrientes que poderão ser absorvidos pelas raízes das plantas, dando-lhes assim a “força” que vão necessitar para crescer saudáveis.

Alguns nutrientes essencias para o crescimento saudável das plantas são:

  • Nitrogénio;
  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Enxofre;
  • Magnésio;
  • Potássio.

A compostagem é uma boa fonte de matéria orgânica para enriquecer o seu solo com os nutrientes necessários. Adicione o composto diretamente no solo. Está a criar galinhas? Os dejetos das galinhas podem ser compostados para adição ao solo. Restos de cozinha e de jardinagem são também boas adições ao composto.

A preparação do solo é essencial para o sucesso dos cultivos | Imagem por Freepik

Porque é benéfico adicionar matéria orgânica ao solo?

  • Melhora a estrutura do seu solo;
  • Melhora a drenagem;
  • Retém a humidade;
  • Fornece nutrientes.

A decomposição da matéria orgânica adicionada ao solo é lenta. Isto significa que a matéria orgânica fornece uma libertação lenta dos nutrientes.

Com que frequência devo adicionar matéria orgânica ao solo da minha horta?

Geralmente, pode adicionar matéria orgânica uma vez por ano, na preparação da terra para os cultivos, ou de seis em seis meses. Se estiver a praticar rotação de culturas na sua horta, pondere adicionar matéria orgânica ao solo sempre que mudar a localização do plantio. Isto fará com que o solo mantenha uma boa consistência no nível de nutrientes.

Outro indicativo útil, que o fará ver que é hora de nutrir o solo com matéria orgânica, é a exaustão do solo. Solo compacto e com plantas com sinais de pouca saúde, são sinais do solo com falta de nutrientes. Assim, quando isto acontecer, deve adicionar matéria orgânica ao solo.

Adubar é o mesmo que adicionar matéria orgânica?

A adição de matéria orgânica melhora a eficácia do solo e deve ser adicionada quando preparamos a terra, promovendo a fertilidade a longo prazo e melhorando as propriedades do solo. Os fertilizantes inorgânicos tendem a ser usados para o fornecimento imediato de nutrientes aos cultivos e corrigir deficiências específicas que estes apresentem. Assim, os termos podem ser usados de forma semelhante, mas são diferentes. A utilização de adubos a curto prazo não exclui a adição de matéria orgânica que melhora continuamente as condições do solo, atuando como complemento a longo prazo.

Testar o pH do solo

O pH do solo indica a alcalinidade e acidez do solo. Esta alcalinidade ou acidez afeta diretamente os nutrientes disponíveis no solo, o que por sua vez afeta os cultivos.

Cada cultivo terá as suas necessidades específicas, portanto deve verificar o pH do solo, de forma a garantir que está adequado à sua plantação.

Tabela indicativa de pH

pH Neutro (7)Hidrogénio igual a hidroxila. 7 é considerado pH neutro.
pH Ácido (menor que 7)Acidez. Quanto menor o número, maior a acidez do solo. Nutrientes como ferro e manganês estão mais disponíveis em solos ácidos.
pH Alcalino (maior que 7)Alcalinidade. Quanto maior o número, mais alcalino o solo. Nutrientes como cálcio e magnésio estão mais disponíveis em solos ácidos. Solos muito alcalinos acumulam sais e sódio, o que causará problemas de toxicidade às plantas.

A maior parte das plantas prefere um pH de solo entre 6.0 e 7.5. A absorção dos nutrientes pode ser reduzida quando abaixo ou acima destas medidas. O pH afeta diretamente a estrutura do solo, o que influencia a drenagem do mesmo. Solos muito ácidos ou muito alcalinos apresentarão dificuldades na penetração da água (elevada acidez) e má drenagem (elevada alcalinidade).

Como regular o pH do meu solo?

Se o seu solo se apresenta alcalino, o enxofre ajudará à redução do pH. Se este se apresenta ácido, corretivos como o calcário irão aumentar o pH.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a melhor compreender o que significa preparar o solo para os seus cultivos. Lembramos que deve sempre visitar-nos na nossa loja para lhe darmos um apoio ao sucesso dos seus cultivos e para encontrar os produtos agrícolas que necessita, ao melhor preço do mercado.

Vemo-nos lá!

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos