Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Plantar tomates em 3 passos simples

Está a pensar plantar tomates? Se não sabe nada sobre este tipo de cultivo, este artigo é indicado para si que está a começar.
Como plantar tomates em três passos simples

Qual a melhor altura do ano para plantar tomates em Portugal?

A melhor altura para plantar tomates em Portugal irá variar consoante a região onde se encontra, e o clima dessa região. Regra geral, os tomates são plantados na primavera. Isto acontece porque as temperaturas são mais amenas. Também por haver um menor risco de geada, que pode queimar e destruir o cultivo.

Sul de Portugal

Podemos apontar para plantar tomates em março e abril. O clima é mais ameno e podemos contar com temperaturas mais altas, especialmente durante a primavera e o verão, sendo essa a razão para que possivelmente se possa plantar um pouco mais cedo que no Norte do País.

Norte de Portugal

Como as temperaturas tendem a ser mais baixas, será cauteloso plantar tomates em abril, ou até apenas no início de maio. No fundo, deve ter atenção ao clima e perceber quando estão as temperaturas mais estáveis. Não deverá haver risco de geada.

Tenha em conta o tipo de tomate que pretende plantar

Tenha em conta o tipo de tomate que pretende plantar. Diferentes tipos de tomate irão apresentar diferentes fases de crescimento. Também se irão adaptar de forma diferente ao clima de onde se encontra.

Concluindo, podemos dizer que há algum consenso na ideia de plantar tomates em Portugal por altura da primavera. Isto porque na primavera as temperaturas tendem a estar mais estáveis, amenas e não haver risco de geada.

1 passo: Escolher entre sementes ou muda

O primeiro passo para plantar tomates é escolher se vai semear, usando sementes, ou efetuar uma muda.

O que é uma muda de tomate?

A muda é uma planta de tomateiro, jovem, cultivada a partir da semente. Efetuar a muda significa adquirir a planta de tomateiro jovem (num viveiro, por exemplo) e transplantar para a sua terra. Para os iniciantes, pode ser uma boa maneira de garantir maior sucesso no cultivo, ao invés de tratar da semente desde o início. O processo de germinar sementes não é complicado, em princípio e dependendo do tipo de cultivo, mas efetuar uma muda pode ser mais simples.

Ao adquirir uma muda, é importante comprar na loja uma planta que esteja saudável e vigorosa.

Tomate: Vaso ou terra?

Dependendo do tipo de tomate e do espaço que tem disponível em sua casa, pode optar por plantar tomates em vaso ou terra. Para vasos deverá optar por tipos de tomate mais pequenos, como tomate-cherry. O tomate-cherry é um tipo de tomate com um tamanho menor e mais adocicado que o tomate comum. É bom para saladas.

Pode encontrar sementes de vários tipos de tomate na nossa loja. Teremos, em princípio e salva alguma situação excecional que não o permita, plantas de tomate, em pé, disponíveis para compra em loja, todos os anos, por volta de Março.

2 passo: Escolher o local de plantação e preparar o solo

É importante escolher um local com muita luz, pois os tomates precisam dela para crescer. Estamos a falar de cerca de 6h de luz solar direta por dia.

Para preparar o solo, deve-se ter em conta a drenagem do solo e o quão saudável este é. Isto significa um solo rico em matéria orgânica. Portanto, cave bem a terra e misture com adubo orgânico, ou composto.

3 passo: Plantar os tomates

Depois de escolher se irá semear ou efetuar uma muda, plantar em vaso ou na terra, escolher o local e preparar a terra, está na hora de plantar os tomates.

Plantar mudas de tomates

Se escolheu plantar uma planta de tomateiro jovem, plante-a depois da última geada.

Semear tomates

Se escolheu semear, siga as instruções indicadas na embalagem de sementes que comprou.

Que espaçamento devo deixar entre cada planta de tomateiro?

Para que a planta cresça saudável, deve-se deixar cerca de 70 cm entre cada planta de tomateiro. Esta distância respeita o volume da planta, e das raízes, para que cresçam com o espaço que precisam.

Após plantar o tomate, começa a fase de crescimento da planta. Esta fase traz consigo alguns cuidados a ter, nomeadamente a nível de: rega, adubação e poda. O mesmo acontece para o controlo de doenças que a sua planta pode desenvolver.

Tomates saudáveis em plantação de tomates
Os tomates são um cultivo excelente para a sua horta | Imagem por Freepik

Cuidados a ter durante o crescimento dos tomates

Como falamos em cima, terá que ter alguns cuidados durante a fase de crescimento.

Adubar as plantas de tomate

Para adubar as plantas pode usar fertilizantes químicos ou naturais. Os naturais incluem o composto, por exemplo. É importante fornecer esta nutrição às plantas de tomate, para que se desenvolvam saudáveis e produzam cultivos ricos e saborosos. No Pinhos Armazém Agrícola, pode encontrar uma variedade de fertilizantes para o seu cultivo, que irão ajudar as suas plantas a crescerem saudáveis e a produzirem frutos saborosos.

Regar o cultivo de tomates

A terra deverá ter sempre alguma humidade e, especialmente em períodos mais quentes, a frequência de rega deve ser maior. Recorde-se que não deve encharcar o solo. Solos com excesso de água contribuem para o desenvolvimento de doenças, entre outros aspectos que prejudicam a saúde das suas plantas, como a possibilidade de apodrecer a raíz.

Podar as plantas de tomate

A poda é importante para remover excessos que desviam o foco da planta no crescimento. Ao remover brotos, por exemplo, irá conseguir com que a planta coloque os seus esforços no desenvolvimento dos frutos. À medida que a planta cresce, e desenvolve fruto, também irá necessitar de a amarrar, de forma a que a planta não ceda ao peso dos frutos, acabando por quebrar.

Tratar doenças e prevenir pragas

Por uma ou outra razão, por vezes, as plantas de tomateiro desenvolvem doenças. Para que consiga que o seu cultivo produza frutos, terá que ir controlando as doenças e as pragas que atacam os diferentes cultivos. Uma forma de evitar o surgimento de doenças, é adquirindo plantas ou sementes saudáveis na loja.

Se notar numa planta doente, deve removê-la de forma a evitar que contagie outras plantas. Diferentes doenças terão diferentes sintomas, mas conseguirá notar que uma planta está doente pela falta de vigor nas folhas, pelo aparecimento de manchas nas folhas e pelo geral aspecto caído e murcho da planta. 

A limpeza das ferramentas de jardinagem também é importante para prevenção de certas doenças.

E finalmente… Colha o seu cultivo de tomates

No final, depois de ter seguido cada passo com sucesso e de ter tratado bem do seu cultivo, está na hora da colheita! Será uma sensação muito recompensadora.

Colha os tomates quando estes estiverem maduros, apresentando uma cor vibrante. Aperte, confirme se o tomate cede um pouco mas ao mesmo tempo apresenta alguma firmeza.

Onde guardar os tomates colhidos?

Os tomates colhidos devem ser guardados à temperatura ambiente, preservando assim a sua frescura durante mais tempo.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos