Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Como plantar cebolas: dicas para iniciantes

Está a pensar cultivar cebolas? Este artigo dá-lhe algumas dicas úteis e responde a questões que possa ter, se está a iniciar-se neste tipo de cultivo.
Aprenda a plantar cebolas

Vegetal fundamental na culinária portuguesa, a cebola é utilizada numa grande variedade de pratos tradicionais, sendo um ingrediente base para um leque de fins culinários como sopas, pratos de bacalhau e refogados.

Os tipos de cebolas mais comuns em Portugal são a cebola branca, roxa e amarela e algumas variedades locais mais adaptadas às condições do clima dessas regiões. Embora facilmente encontrada em mercados e feiras, muitos portugueses optam pelo cultivo da cebola, maioritariamente para consumo próprio.

Cultivar cebolas pode ser muito gratificante, geralmente produzindo o cultivo uma cebola com um sabor orgânico apurado, considerado mais natural, muito apreciado pelos que as cultivam.

Hoje vemos algumas dicas úteis para que possa iniciar o seu próprio cultivo de cebolas com sucesso. Vamos analisar o processo em si e tentar responder a algumas questões iniciais que possa ter.

Escolher sementes ou muda

Se escolher sementes, poderá preparar as mesmas em bandejas ou vasos, e depois transplantar para o seu terreno de cultivo. Escolher sementes pode ser mais trabalhoso num primeiro momento e exigir mais conhecimento. Se optar por mudas, conseguirá alguns resultados no cultivo mais rápidos, e é aconselhável a iniciantes. Mas até mesmo os agricultores mais experientes ou profissionais podem optar por mudas, pela poupança de tempo. Uma muda é a compra da planta já jovem, podendo transplantar a planta já em processo de crescimento para o seu terreno.

Comprar ou produzir sementes

Pode comprar sementes numa loja como o Pinhos Armazém Agrícola, ou pode produzir as suas próprias sementes. Para recolher sementes, deixe algumas cebolas florescerem e depois retire as sementes maduras. Deixe secar antes de armazenar e depois armazene em local fresco e seco.

Que tipo de solo devo preparar para plantar cebolas

Mãos de agricultor na terra, preparando o solo para cultivo de cebolas.
As cebolas tendem a preferir um solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. | Imagem por Freepik

As cebolas tendem a preferir um solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Isto porque um solo deste tipo lhes dará os minerais e nutrientes que precisam para crescer saudáveis. Tenha o pH do solo por volta do 6 e 7.

Recorde-se de não plantar cebola onde tenha plantado cultivos da mesma família anteriormente.

Alguns tipos de cebolas

Cebola AmarelaBoa para fritar e cozinhar, dado o seu sabor apurado. É uma cebola com bom tempo de conserva.
Cebola RoxaA polpa desta cebola é boa para compotas. A sua cor, mantida mesmo depois de cozinhar, embeleza os pratos.
Cebola DoceMuito usada em saladas.
Cebola ChalotaMais pequena e indicada para molhos, pois desfaz-se ao cozinhar.
Cebola BrancaDe sabor picante moderado, é comumente comida crua.

Como plantar a cebola no solo

Infografia explicativa sobre plantar cebolas no solo. Mantenha 15cm de distância entre os bolbos e plante os bolbos a 20cm do solo. Se precisar proteger o cultivo, coloque folhas secas no topo do solo.
Opte por folhas secas no topo do solo, caso necessite proteger o cultivo do frio.

A cebola é comumente plantada em fileira, com 10 a 15 centímetros de distância entre cada uma e com 20cm de profundidade. A quantidade irá depender da sua necessidade e do espaço que tem disponível.

Atente ao clima da sua região para saber a altura certa para plantar cebola. A cebola dá-se bem com o frio, mas é melhor plantar depois da última geada. Pode ter cultivos de primavera/verão ou de outono/inverno, conforme a variedade. Pode proteger o cultivo do frio plantando os bolbos um pouco mais fundos no solo e protegendo o solo, na parte superior, com folhas secas.

Cuidados após plantar cebola

Vá regando o solo conforme necessário, atentando às temperaturas altas mas sem regar em excesso. Pode ser necessário fertilizar o solo, de forma a providenciar nutrientes necessários ao sucesso do crescimento da planta.

Colheita da cebola

A colheita da sua cebola, que plantou e cuidou, deve ser feita quando vir os primeiros sinais de maturação. As folhas da cebola começam a amarelar, apresentando um aspecto murcho e o topo da cebola também se apresentará mais seco. Estes são os sinais mais evidentes da maturação e de que as suas cebolas estão prontas para a colheita.

Quanto tempo demora desde plantar até colher a cebola?

O tempo irá depender das condições climatéricas e ambiente circundante, do tipo de cebola que escolheu plantar e se escolheu semente ou muda.

As sementes podem demorar de 8 a 10 dias a germinar. Depois do transplante, semente ou muda, conte com 3 a 4 meses (entre 100-150 dias) até a colheita, dependendo do tipo de cebola que escolheu.

Para tipos de cebola que preferem o tempo mais quente, o que plantar na primavera colherá por volta do verão, entre julho e agosto. Para variedades de cebola de outono/inverno, planta no final do verão e colhe no inverno ou início da primavera.

Como colher a cebola

Depois de verificar que as suas cebolas apresentam sinais de estarem prontas para colher, deve colher a cebola cuidadosamente, removendo a cebola do solo e deixando a secar ao sol por um curto período de tempo.

Como armazenar as cebolas colhidas

De forma a prolongar a durabilidade das suas cebolas, armazene-as em local fresco e seco.

Tenha sempre em conta que as indicações dadas neste artigo, relativamente à altura de plantar, o tempo de crescimento e os cuidados a ter apresentam variações conforme o tipo de cebola que escolher plantar para si. Poderá sempre contactar-nos ou visitar a nossa loja para que melhor possamos aconselhá-lo nos cuidados a ter com o seu cultivo, tendo em conta a variedade de cebola que preferir plantar no seu solo.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos