Olá, horticultor!
Sabia que Julho é um mês gratificante para os entusiastas da horticultura em Portugal? Graças às longas horas de luz solar e ao aumento das temperaturas, por todo o país, este período proporciona o crescimento de muitas culturas.
O clima varia significativamente de Norte a Sul do país, e sente-se um aumento do calor um pouco por todas as regiões, quando comparado com Junho. Em Julho, o Norte, que apresenta um clima mais fresco e húmido, oferece as condições ideais para certas culturas; o Centro, com um clima temperado, é versátil para outras variedades de vegetais e aromáticas; e o Sul, caracterizado pelo seu clima quente e seco, requer atenção especial à rega e exige ao horticultor uma escolha de culturas que tolerem bem o calor que caracteriza o Sul de Portugal. Vamos indicar-lhe algumas boas opções para plantar e colher em Julho. Recorde-se sempre de adequar as suas escolhas à região portuguesa onde se encontra.
Vamos lá!
Hortícolas a plantar em Julho
Em Julho, horticultores como você podem aproveitar para plantar uma variedade de hortícolas, adaptadas ao clima de Verão. Algumas destas opções incluem:
- Tomate
- Pimento
- Beringela
- Courgette
- Nabo
- Couve de Bruxelas
- Feijão verde
- Abóbora
- Pepino
Estas plantas beneficiam do calor para um desenvolvimento rápido e saudável, sendo importante garantir uma rega adequada, nas horas mais frescas do dia.
Aromáticas a plantar em Julho
Para as plantas aromáticas, Julho também é um bom mês para o cultivo. Algumas sugestões incluem:
- Manjericão
- Cidreira
- Hortelã
- Salsa (em locais mais frescos)
- Tomilho
Estas plantas enriquecem a sua cozinha com sabores frescos e também atraem polinizadores úteis para a sua horta. Por aqui, adoramos as aromáticas e estas vantagens que elas apresentam!
Tarefas a realizar na horta em Julho
As tarefas de Julho centram-se na manutenção e proteção das culturas da sua horta. Se cultiva cereais, o mês de Julho é o mês de os debulhar e ceifar.
Continue a regar com a frequência indicada para os cultivos que tem
A rega é fundamental para manter a terra húmida, especialmente no Sul. O ideal é regar nas horas mais frescas do dia (amanhecer ou entardecer) para minimizar a evaporação da água, rentabilizando assim a rega e garantindo que as plantas recebem a dose de água ideal.
Proteção contra pragas e doenças
Inspeccione regularmente as plantas, para identificar problemas e aplicar métodos de controlo biológico ou outros produtos comerciais de controlo de pragas e doenças, quando necessário.
Mais opções de cultivo em Julho
Além das opções já mencionadas, também poderá ponderar os seguintes cultivos no mês de Julho.
Hortícolas:
- Beterraba
- Cenoura (em regiões mais frescas)
- Alface (com proteção solar)
Aromáticas:
- Alecrim (em solos bem drenados)
- Lavanda (adequada para o clima seco do Sul)
O que colher em Julho
Em Julho, muitas das hortícolas plantadas na Primavera estão agora prontas para a colheita, tais como:
- Alface
- Ervilhas
- Cenouras
- Alho
- Cebola
- Beterrabas
- Espinafre de Verão
- Feijão
- Beringela
Assim como algumas aromáticas, que podem ser colhidas frescas para uso imediato nos seus pratos deliciosos, ou secas, para conservação.
Julho é um mês abundante na horta
Julho é um mês de abundância na horta, onde o trabalho árduo da Primavera começa a dar frutos. Se prestar a devida atenção ao clima que este mês apresenta, escolher as culturas adequadas à sua região, concretizando todas as tarefas de manutenção necessárias, vai aproveitar este mês ao máximo e garantir uma horta produtiva!
Mãos à terra!
Este artigo foi útil?
Artigo por:
Pinhos Armazém Agrícola
A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim & Exterior, Bricolage e Casa. Procuramos sempre oferecer-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para cuidar da sua horta ou jardim, dos seus animais e da sua casa. Estamos juntos no sucesso!