Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

12 ferramentas que deve ter em casa para reparações simples

Porta de armário descaída? Maçaneta empenada? Se está à procura de ferramentas para ter em casa, estas são essenciais para os arranjos mais comuns.
Ferramentas essenciais para ter em casa

Estas 12 ferramentas são o essencial que precisa para as reparações básicas na sua casa, seja no interior ou no exterior/jardim. São as que irá usar recorrentemente, em vários tipos de projeto DIY ou simples reparações causadas pelo uso diário.

Lista de ferramentas neste artigo

Neste artigo:

No que toca a ferramentas para ter em casa, pode optar por comprar uma caixa de ferramentas com as ferramentas já pré-escolhidas. Mas, investir na compra ferramenta a ferramenta poderá compensar economicamente e no seu uso prático também, pois muitos kits trazem ferramentas que muito provavelmente não irá precisar. Assim, pode comprar ferramentas individuais com maior qualidade, e como não as vai estar sempre a usar (e tendo cuidado no uso), elas irão durar muito tempo.

Que ferramentas devo ter em casa?

Qualquer proprietário ou inquilino deve ter na sua casa as ferramentas necessárias para levar a cabo projetos de pequena escala ou reparações básicas.

É normal que ao longo do tempo pequenos arranjos e problemas surjam na casa, e recorrer a profissionais para pequenos arranjos pode ser dispendioso e demorado. Assim sendo, se o problema é simples, nada como “atacarmos” nós o problema, e metermos a “mão na massa” (às vezes literalmente) para resolver a situação. Quando assim o fazemos, devemos contar com um conjunto de boas ferramentas, com a devida qualidade, para nos dar a segurança da eficiência durante o projeto ou arranjo, e a sua conclusão com sucesso.

Estas ferramentas vão ajudá-lo a resolver qualquer problema que possa surgir, desde portas de armário descaídas, torneiras a pingar, ou até quadros que precise de pendurar na parede.

Vejamos então as ferramentas essenciais que deve ter em casa

Fita métrica 8m

A fita métrica será sempre necessária para vários trabalhos. Desde montar prateleiras, até se certificar que o sofá que vai comprar online cabe no espaço que pretende, ou encontrar o centro da parede para pendurar um quadro. Procure comprar uma fita métrica de qualidade, ou seja, fácil de usar, a um bom preço e durável. Também pode ponderar uma fita métrica de 5m em vez de 8, se vir que se adequa melhor às suas necessidades.

Chave de fendas multi-pontas/bits

Enquanto que um conjunto completo de pontas para todo o tipo de fendas é bom, para ter em casa certamente não irá precisar de tanto. No entanto, é bom que tenha várias opções de pontas para a sua chave de fendas, pois hoje em dia há uma grandes variedade de fendas nos parafusos, e diferentes modelos (por exemplo, armários) têm diferentes formas (embora haja um standard).

Leia o artigo: “Tipos de parafusos: Conheça os mais usados”

Também pode optar por comprar diferentes chaves de fendas (tamanhos e tipos) em peça única. Um bom conjunto com as pontas mais comuns, que permita um bom manuseamento, pode ser uma boa opção.

Os kits multi-pontas vêm, usualmente, com uma caixa a acompanhar, onde poderá guardar a chave sem que perca nenhuma das pontas. Também pode guardar as pontas na sua caixa de ferramentas. Tenha-as sempre juntas para que saiba onde tem as pontas a qualquer momento que precise delas. Deixamos-lhe em baixo uma infografia que lhe mostra os tipos de fendas mais comuns, para que saiba identificar as que tem na sua casa e possa comprar um kit que tenha as pontas todas que precisa.

Martelo de carpinteiro ou de cofragem

Um martelo para uso geral na casa é uma boa aquisição para o seu kit de ferramentas. Os martelos são ferramentas excecionais no que toca a gerar força e alavancagem. A sua aplicação na casa vai desde pequenas demolições até ao uso mais comum: pregar.

Alicate de aperto (ou de travamento/pressão)

O alicate de aperto, tal como o nome indica, fica apertado sem que tenha que continuar a aplicar pressão no alicate com as mãos. Isto é especialmente útil em situações como remover porcas ou parafusos moídos, ou, por exemplo, chaves partidas na fechadura. 

É uma ferramenta que irá ver menos ação que outras no seu kit. Mas, sem dúvida, que será de grande utilidade quando for precisa. Um bom alicate de pressão é resistente, bom para trabalhos pesados ou trabalhos de precisão.

No que toca a ferramentas para ter em casa, pode optar por comprar uma caixa de ferramentas com as ferramentas já pré-escolhidas ou comprar ferramenta a ferramenta e “construir” a sua própria caixa de ferramentas.

X-ato

Esta ferramenta, por norma, já anda lá por casa. Mas um bom x-ato, dedicado às tarefas de bricolage, é recomendado. Procure um modelo com uma lâmina de qualidade, onde consiga estender a mesma mas também deixar apenas uma pequena ponta. A funcionalidade de prender a lâmina no sítio também é boa, tornando o x-ato mais seguro ao manuseá-lo. É uma ferramenta que pode usar nas mais variadas tarefas, desde projetos DIY até, simplesmente, abrir encomendas.

Escada/Escadote de três degraus

Os acidentes em casa são comuns, e tudo o que podermos fazer para os evitar é ótimo. Evite usar cadeiras para chegar a locais mais altos. Com isto em mente, pense em comprar um bom escadote para ter pela casa. É uma boa ideia. 

Um modelo pequeno, com três degraus, será suficiente para a maioria das pessoas (no que toca a aguentar com o seu peso). Algo sólido, bem construído, com degraus de borracha para evitar escorregar. Será suficiente para chegar às partes altas do interior da casa, mas também bom para o exterior para, por exemplo, colocar enfeites de Natal em árvores (relativamente pequenas). Atente ao peso e a quem vai precisar de manusear o escadote, pois alguns destes escadotes são um pouco pesados.

Lembre-se que é importante uma boa utilização do escadote, mantendo sempre o equilíbrio numa base sólida enquanto trabalha.

Conjunto de parafusos e buchas

Uma bucha é sempre necessária quando o material onde se vai aparafusar não é resistente e firme o suficiente para aguentar um parafuso (sem se desfazer ou quebrar) e, mesmo em material que é, providencia uma estabilidade maior. Assim, ter à mão um conjunto de buchas adequadas a cada parafuso é uma boa opção para quando é necessário fixar algo na parede.

Espátula de pintor

Perfeita para aplicação de massa ou remoção de tinta a sair, a espátula de pintor vai ser muito útil em diversas situações de bricolage. Alguns modelos de espátulas têm uma pega de borracha, excelente para segurar na espátula durante bastante tempo, sem que ela escorregue da mão. O mesmo efeito pode ser conseguido usando luvas de trabalho.

Conjunto de chaves combinadas (chave de boca com luneta c/ roquete)

A chave combinada, tal como o nome indica, combina duas partes em si – uma chave de boca (ou fixa) e uma luneta (que poderá ou não ter roquete, que lhe permite rodar sem que a chave tenha que “andar à roda” também). Esta chave combinada é excelente para quando o armário ou candeeiro não é fixo com parafusos Phillips – quando usa porcas hexagonais, por exemplo. Assim, vai conseguir apertar ou desapertar peças de vários tamanhos, com um conjunto que traga chaves com medidas diferentes.

Lanterna de trabalho ajustável

Em vez de deixar cair o telemóvel porque o está a tentar segurar na mão enquanto aperta um parafuso num local escuro, ou a lanterna estar sempre a apontar para o local errado, as lanternas de trabalho são desenhadas para conseguirem segurar-se sozinhas e de forma a que possa ajustar o ângulo para a posição que necessita. Muitas trazem magnetes que lhe permite fixar a lanterna a canos ou eletrodomésticos grandes. Sem fios, com um brilho forte e bons ângulos, as lanternas para este tipo de projetos são ótimas para reparações imprevistas à noite ou em zonas escuras da casa.

Luvas de trabalho

Fácil de ignorar, difícil quando não as usamos. Para além de evitar acidentes, aumentando a segurança, as luvas de trabalho dão-lhe uma maior tração no manuseamento de ferramentas (evitando que aquele martelo pesado lhe caia mesmo em cima de um pé, por exemplo) ou que perca pontas de fendas em ranhuras, e situações do género. É sempre recomendável o uso de luvas!

Berbequim-aparafusadora sem fios

Para terminar, não podíamos deixar de referir o berbequim/aparafusadora. O poder e funcionalidade que obtém com um berbequim sem fios, torna-o útil para uma grande variedade de tarefas. Estes pequenos modelos sem fios são poderosos o suficiente para a maior parte das tarefas relacionadas com furar ou aparafusar, sem ter que carregar o peso pesado de berbequins mais potentes. A potência adequada à situação é sempre um fator a ter em conta. Assim, evita danificar a superfície em que está a trabalhar, usando um berbequim com potência excessiva para a tarefa.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos