Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Alimentação para pombos na columbofilia

A alimentação dos pombos é uma componente fundamental da sua criação para competição columbófila.
A alimentação para pombos cuidada e rigorosa é importante na prestação de um pombo em corrida

Grande parte da preparação de uma ave para competição passa pela alimentação cuidada e planeada. Hoje vemos algumas indicações gerais sobre a alimentação dos pombos para a columbofilia.

A importância da alimentação correta das aves

Fonte de nutrientes e parte essencial para a força e destreza da ave, a alimentação joga uma papel muito importante na criação de aves saudáveis para competição, como tantas vemos acontecer na columbofilia portuguesa. Assim, deve ser dada a devida importância quando falamos da alimentação nesta modalidade desportiva, como em tantas outras.

Uso de sementes específicas e misturas

Misturas ricas em grãos são muito comuns. Falamos de milho, trigo e cevada, até ervilhas. A alimentação de um pombo, e as misturas que ele consome, irão variar conforme a fase de treino dele e do quão a ave se encontra perto de uma competição.

Proteínas e gorduras são chave

Nenhuma ave consegue voar sem energia. Por isso, principalmente para voos longos ou intensos, os criadores recorrem às proteínas e gorduras saudáveis na alimentação dos pombos para os capacitar com a energia necessária para as provas.

Controlo das doses de alimentação

A quantidade de comida ingerida pelos pombos deve ser controlada para evitar o excesso de consumo. Este excesso causa problemas de saúde o que, inevitavelmente, afeta negativamente o desempenho dos pombos nas competições.

Não esquecer a água

Tal como num ser humano, a hidratação é um aspeto importante. Ela garante um melhor desempenho para os atletas e na columbofilia garante um melhor desempenho para os pombos. Portanto, água limpa e fresca, sempre.

Um planeamento cuidado da dieta dos pombos

Tal como seria de esperar, os melhores resultados na alimentação dos pombos são obtidos quando planeamos. As aves de competição deverão seguir um plano alimentar regrado e específico para diferentes estágios de treino. O mesmo para as corridas. Durante as competições, otimizar o desempenho da alimentação é também importante.

Diferentes criadores terão diferentes maneiras de alimentar os seus pombos. É importante perceber que não há uma única fórmula vencedora. A alimentação depende da própria preferência do pombo em si, das condições de clima que o rodeiam e da experiência pessoal de cada criador. Para uma alimentação rigorosa, o criador pode recorrer ao apoio de um especialista para avaliar a alimentação das suas aves em específico.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos