Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

A Columbofilia em Portugal

Em Portugal, a Columbofilia é uma atividade estabelecida, com tradição antiga e que conta com uma comunidade dedicada e apaixonada.
A Columbofilia em Portugal

A Columbofilia em Portugal é uma atividade popular e com tradição longa. A sua comunidade é ativa e envolvida, contando com vários grupos, sociedades e núcleos, espalhados por todo o país. Chegou a ser a terceira modalidade mais praticada do país, com 17 mil praticantes federados no país, em 1996 (dados PORDATA). Embora conte hoje com um menor número de membros, a Columbofilia ainda é uma prática popular.

A arte de criar e treinar pombos-correio tem muito que se lhe diga. Vejamos alguns aspetos importantes que nos ajudam a compreender a prática columbófila cá por terras nacionais.

Longa tradição de columbofilia no país

Para além do seu estatuto como desporto/modalidade, a Columbofilia tem já um lugar no coração nacional, sendo considerada parte da cultura e de muitas tradições locais. É uma atividade, muitas vezes, que passa de geração em geração, de avô para pai e de pai para neto.

Uma modalidade organizada

Em Portugal, a Columbofilia é uma modalidade organizada e com regras desportivas. A Federação Portuguesa de Columbofilia reúne em si 14 associações distritais/regionais com cerca de 400 clubes. Ela promove a organização de eventos e competições ao longo do ano.

Eventos de exposição e competições

As corridas de pombos-correio são realizadas com o objetivo do pombo-correio percorrer diferentes distâncias. Elas vão desde corridas locais até competições de longa distância. Há também eventos dedicados à exposição de pombos, bem como leilões para compra e venda destas aves. Tal como vemos nas corridas de, por exemplo, cavalos, contamos com linhagens de pombos-correio vencedores de corridas cuja paternidade e maternidade são aspetos relevantes na criação.

A qualidade inegável do criador português

Os criadores columbófilos em Portugal são reconhecidos pelo seu cuidado com os pombos. Os contínuos cuidados de saúde veterinária prestados às aves, a par com o equipamento e cuidado tido com os pombais, são razões para a fama nacional. Todos os aspetos que influenciam o bom desempenho dos pombos-correio, o criador português tem em conta.

A paixão pela modalidade e a comunidade dedicada

Mais que um desporto ou hobby, a criação de pombos-correio é tida com muito carinho em Portugal. Ela reúne comunidades locais, promovendo um sentido de camaradagem entre os criadores da modalidade, que trocam entre si o conhecimento adquirido e as experiências vividas na prática desportiva.

O cuidado e bem-estar animal são dois dos valores mais prezados pela Columbofilia em Portugal. Nos tempos em que vivemos, com o escrutínio rigoroso que vemos ao cuidado animal, a Columbofilia tem sido um exemplo sem manchas de boas práticas e respeito pelas aves.

Cabe às novas gerações portuguesas preservar esta longa tradição, mantendo as melhores linhagens que se criam por cá e promover a competição entre criadores.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos