Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Papagaio como animal doméstico: Guia para iniciantes

Neste guia completo apresentamos-lhe tudo o que precisa saber antes de comprar um papagaio como animal doméstico.
Papagaio como animal doméstico. Guia para pessoas que querem comprar um papagaio. Mulher feliz com papagaio cinzento no ombro.

Uma vida longa, um membro da família

O papagaio tem sido um companheiro do Homem desde os tempos dos antigos Impérios. Esta história centenária de companhia ainda se mantém hoje em dia, com muitos portugueses a escolherem um pássaro como animal de estimação. Este artigo pretende ser um guia completo contendo toda a informação necessária para quem nunca teve um papagaio como animal de estimação e pretende ter um. Usamos várias fontes de informação, entre elas The Parrot Society UK, para lhe conseguir dar um leque vasto de dicas úteis e aspetos a ter em atenção.

Os papagaios, com o devido cuidado e atenção, têm uma vida longa. Um papagaio não é, portanto, apenas um animal de estimação, mas um companheiro para a vida e um novo membro da família. E um membro muito divertido!

Alguns papagaios são muito brincalhões mas tê-los como animal de estimação é um assunto sério. O seu animal precisa estar bem cuidado para viver uma vida saudável e longa. Vejamos então tudo o que precisa saber antes de comprar um papagaio.

Escolher uma gaiola

Papagaio verde em gaiola de ferro com tamanho grande.
Imagem de dlohner por Pixabay

Irá encontrar uma variedade grande de estilos e formatos no que toca a gaiolas. Embora não exista uma gaiola certa ou uma gaiola errada, a manutenção e limpeza de uma gaiola com um formato simples será mais fácil. Os preços também variam para todas as carteiras, havendo a possibilidade de encontrar gaiolas mais simples, mais baratas e outras com mais detalhes, a um preço maior. A qualidade dos materiais também é algo a ter em atenção, afetando a durabilidade e preço.

Tamanho da gaiola

Escolher uma gaiola é o primeiro passo importante antes de escolher o seu novo companheiro com asas. Lembre-se que o papagaio irá tratar a gaiola como o seu território, irá passar grande parte do dia nela e, portanto, esta deverá ser o mais espaçosa possível e permitir que o pássaro consiga, pelo menos, abrir e expandir as suas asas na totalidade.

Localização da gaiola

Os canários eram usados nas minas para detectar gases perigosos. Isto não é por acaso e acontecia porque os pássaros são muito sensíveis a gases e fumos, detectando até os níveis mais baixos deles. Tendo isto em conta, a localização da gaiola torna-se muito importante para o conforto do seu papagaio.

Escolha um local onde não existam gases e fumos. Estes fumos podem surgir vindos de produtos de limpeza, sprays aerossóis, tintas, cigarros, gás de cozinha, canos de escape, monóxido de carbono produzido por caldeiras domésticas, etc. Não deve colocar a gaiola do papagaio na cozinha, pois os fumos resultantes doecozinhar diariamente podem tornar-se fatais para o seu animal.

Alimentação do papagaio: uma dieta completa

Papagaio cinzento a comer
Imagem de David Mark por Pixabay

O papagaio deve ser alimentado uma vez por dia, no mínimo. A maior parte das lojas de animais vendem mistura para papagaios e embora seja uma boa alimentação, não é suficiente para ser uma dieta completa. Deve também todos os dias dar ao seu papagaio uma seleção de fruta fresca e vegetais. Visite o nosso artigo “Alimentação para Papagaios” para saber mais.

Dar amendoins ao papagaio

Se der amendoins ao papagaio, dê os mesmos amendoins que usamos para consumo próprio/humano. Os amendoins vendidos nas lojas de animais poderão não ter a mesma qualidade, tornando o consumo arriscado para o animal. O amendoim que comemos diariamente é perfeitamente adequado à dieta do teu pássaro: e ele vai agradecer!

Dar comida humana em moderação

Virtualmente tudo o que comemos pode ser oferecido em moderação ao papagaio:

  • Carnes e ossos cozinhados;
  • Peixe cozinhado;
  • Fruta enlatada;
  • Queijo;
  • Biscoitos, etc.

Chocolate e abacate são venenosos

O chocolate e o abacate não podem fazer parte da dieta do seu papagaio, pois são ambos alimentos venenosos para ele.

Cada papagaio é um papagaio

Tal como a nossa dieta, a dieta de um animal deverá ser adequada ao organismo do mesmo. Não existe uma dieta geral que se aplique na perfeição a todos os papagaios. A mesma irá variar e encontrará misturas para Papagaios Cinzentos, Meyeris, Araras, Catatuas, etc.

Mantenha o seu papagaio feliz

Embora a gaiola se torne o reino do seu papagaio, deverá deixá-lo sair da gaiola, dentro de casa, supervisionado, pelo menos uma vez por dia. Tenha atenção pois todas as janelas e portas da casa, com acesso ao exterior, devem estar fechadas. O papagaio poderá facilmente fugir se apanhar uma janela ou porta exterior aberta. Deve supervisionar o pássaro para evitar que o mesmo lhe estrague a mobília de casa ou papel de parede, pois o animal assim fará, especialmente se não tiver brinquedos.

No tópico dos brinquedos, os melhores brinquedos são feitos de produtos naturais, como madeira. O seu papagaio vai querer mastigar e destruir coisas! Estes brinquedos adequam-se perfeitamente. Também pode usar coisas que tenha pela casa, como caixas de cartão ou rolos de papel usados. Sem dúvida que também vai precisar de pequenos ramos cortados de uma árvore não venenosa, para ele desfiar.

Para exercitar o seu papagaio, coloque fruta fresca no topo da gaiola para o “obrigar” a subir até lá cima para a apanhar e comer.

Tudo isto irá manter o seu pássaro entretido, bem disposto e livre de stress.

Transportar o papagaio

A maneira como transporta o seu animal vai depender do temperamento do mesmo.

Transportar papagaios com um temperamento mais agitado

Para um pássaro mais agitado e nervoso, a melhor maneira de o transportar é numa caixa de madeira, mais pequena e sobre escuridão. Desta forma, o seu pássaro vai sentir-se menos ameaçado, mais confortável num ambiente escuro e não terá hipótese de se magoar ao projetar-se contra as paredes de uma transportadora de ferro, como acontece quando o animal está muito agitado. 

Transportar papagaios com um temperamento mais ameno

Se o seu papagaio for tranquilo e apresentar um temperamento mais ameno, pode transportá-lo na sua gaiola, ou numa gaiola semelhante mais pequena. Aliás, muitos papagaios gostam de dar um passeio de carro na sua gaiola, depois de se habituarem! Quem não gosta de um passeio? Melhor, só um passeio com o seu novo companheiro.

Como vê, é muito importante que conheça o seu papagaio, a personalidade dele e forma de estar.

Relação com outros animais e crianças

Cão e gato. A relação do papagaio com outros animais na casa.
Os pássaros jovens tendem a aceitar bem outros animais. É necessário ter cuidado com os gatos, pois naturalmente estes felinos são predadores de pássaros.

Os pássaros jovens tendem, por norma, a aceitar bem outros animais de estimação e crianças. Pode perguntar ao criador se possui algum pássaro que tenha sido criado com a presença de outros animais, sendo que estes terão uma maior probabilidade de já estarem bem habituados à presença deles. No que toca a crianças, alguns pássaros aceitam bem, recorda-se apenas que pássaros de maior porte terão um bico maior, e podem magoar, mesmo a brincar. Talvez, caso tenha crianças em casa, um pássaro de menor porte seja uma melhor opção.

Cuidado, naturalmente, com os gatos, pois são predadores naturais de pássaros.

Relação com os vizinhos

Os papagaios conseguem ser animais extremamente barulhentos. Pode ser boa ideia falar com os seus vizinhos e conseguir o seu consentimento no que toca à presença de um animal próximo da sua residência. Caso eles apresentem objeções, podes optar por uma espécie mais silenciosa, como um Papagaio do Senegal ou um Papagaio de Meyer.

Escolher um papagaio

Recomendamos que escolha um pássaro criado em cativeiro. Estes pássaros estão, por norma, mais habituados à vida doméstica. Se o animal estiver também habituado a lidar com pessoas, tendo sido criado com proximidade a um humano, poderá já estar mais domesticado e possivelmente até já falar. Estes papagaios são, usualmente, mais caros, mas valem o dinheiro. Adotar um papagaio é também uma opção, pelo que terá as desvantagens de poder estar muito ligado ao anterior dono e também dizer coisas que não vai querer… tal como palavras menos aceitáveis!

No momento da compra, certifique-se que o pássaro que está a comprar está legal e foi criado com as devidas condições.

Escolha um pássaro saudável

Os pássaros saudáveis têm as penas firmes, justas ao corpo, olhos brilhantes e um aspecto vivaço. Se o pássaro tiver as penas eriçadas e passar muito tempo a dormir com os dois pés no tronco, é sinal de falta de saúde. Algumas lojas de animais e criadores oferecem testes contra certas doenças, como prova de saúde do animal. Se o seu pássaro apresentar estes sintomas de falta de saúde, deves levá-lo ao veterinário. De preferência a um veterinário com experiência aviária.

Identifique o seu pássaro em caso de fuga ou roubo

Tem duas escolhas para sinalizar o seu pássaro. Pode usar o comum anel à volta da pata, inserido no pássaro quando ele ainda é pequeno e impossível de remover quando adulto. O criador ou loja de animais poderá ajudar com a colocação deste anel. Outra opção é o uso de chip, tal como acontece por obrigatoriedade legal nos cães, gatos e furões em Portugal. Embora não seja obrigatória a colocação num pássaro, pode usar a mesma tecnologia para servir como identificador.

Lista de espécies mais comuns como papagaio de estimação

Lista de espécies mais comuns como papagaio de estimação

Como referimos no início deste artigo, os pássaros vivem durante um tempo considerável (as Catatuas e os Papagaios Amazona podem chegar aos 75 anos, ou mais, de idade) portanto escolher um papagaio é uma escolha para a vida – o que requer algum cuidado e atenção. A melhor maneira de recolher informação sobre o pássaro que pretende é conversando com o criador ou vendedor, para ficar a conhecer o papagaio e a sua história, antes da compra. Pergunte coisas sobre o papagaio que quer comprar, tais como:

  • A dieta que tem praticado;
  • Onde tem sido mantido;
  • Se conviveu ou viu outros animais e crianças;
  • Se tem algum historial de problemas de saúde;
  • A personalidade do animal: se é muito agitado ou é mais calmo; etc.

Definitivamente não escolha um pássaro só porque é grande e vistoso.

Espécies comuns de papagaios e breve análise de prós e contras (Fonte: The Parrot Society UK)

Para ajudar a tomar uma decisão informada, e para que escolha o melhor papagaio para ser o seu companheiro, deixamos-lhe informação recolhida da fonte indicada, que lhe apresenta os prós e contras das espécies mais comuns.

Papagaio Cinzento

Papagaio Cinzento
Papagaio Cinzento –
L.Miguel Bugallo Sánchez – self made, CC BY-SA 3.0

Prós – O Papagaio Cinzento é conhecido por ser dos papagaios que melhor fala. Embora a facilidade em falar varie de animal para animal, a sua reputação é justificada.

Contras – Esta espécie de papagaio requer muita atenção. Gostam muito de brincar e começam a arrancar as penas se sentirem aborrecidos ou frustrados. As suas penas produzem um pó branco, que pode causar sujidade extra. Não é o animal mais indicado para ambientes domésticos com pessoas com asma ou alergias, por esta razão.

Papagaio do Senegal e Papagaio Meyer

Papagaio do Senegal
Papagaio do Senegal – Por Charles J. Sharp – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0
Papagaio Meyer. O espécime apresentado na fotografia releva uma pelugem verde claro e azul água na barriga. As asas apresentam tons de amarelo e verde, sendo o restante do corpo tons de castanho acizentado. As patas são cinzentas. Na fotografia, mostramos dois papagaios Meyeri empoleirados num pequeno trono fino. Fotografados em estado selvagem.
Papagaio Meyer – By Poicephalus_meyeri_-Zimbabwe_-two-8.jpg: Oce Eecoderivative work: Snowmanradio – This file was derived from: Poicephalus meyeri -Zimbabwe -two-8.jpg:, CC BY 2.0

Prós – São os papagaios africanos mais comuns. Para quem tem crianças, o seu tamanho pequeno torna-os mais convidativos. O seu preço também tende a ser mais baixo e estes papagaios requerem menos atenção que os seus primos de maior porte. Também pelo seu tamanho pequeno tornam-se indicados para casas pequenas.

Contras – Não são conhecidos por falar. Embora estas espécies consigam aprender algumas palavras e consigam assobiar algumas músicas, a sua destreza verbal não se pode comparar aos pássaros de maior porte.

Papagaio Amazona

Papagaio Amazona, de cor verde, fotografado empoleirado numa árvore, em estado selvagem. O papagaio é da espécie Amazona Vittata. Apresenta uma pelugem em tons de verde, sendo mais claro em cima do que em baixo. Por cima do bico, apresenta penas vermelhas. As patas são de cor amarelada.
Papagaio Amazona – Por Created by the U.S. Fish and Wildlife Service. Domínio público.

Prós – Os Papagaios Amazona são conhecidos por uma boa disposição, com um caráter amigável. Também falam bem. Existem diferentes variações da espécie Amazona, pode confirmar com o criador ou vendedor quais as que ele tem disponíveis.

Contras – Exigem atenção e, sem ela, podem ser muito barulhentos.

Maitaca

Maitaca de cabeça azul
Maitaca de Cabeça Azul – Por Haplochromis – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Os Papagaios Maitaca são originários da América do Sul e possuem várias variações de cor na espécie.

Prós – São coloridos, gentis e brincalhões. O seu tamanho pequeno torna-os adequados para casas com crianças e casas pequenas. São excelentes animais de estimação.

Contras – Não são tão comuns como as outras espécies mencionadas até aqui, portanto pode ser mais difícil de os encontrar nas lojas. A sua capacidade de falar é mediana, não tão boa como outras espécies (p.e. Papagaio Cinzento).

Araras e Conures

Arara vermelha. O espécime apresentado na fotografia possui penas vermelhas, com tons verdes e azuis nas asas. O bico é alongado e curvo para baixo. As patas são de cor cinzenta.
Arara Vermelha – Por Arjan Haverkamp – originally posted to Flickr, CC BY 2.0
O Conure apresentado na imagem apresenta uma pelugem maioritariamente amarela, com tons verde escuro nas asas e laranja nas penas de circundam os olhos, levemente desvanecendo até ao pescoço. O bico é preto.
Conure – By Srimanta Khadanga niku – Own work, CC BY-SA 4.0

Prós – As Araras e os Conures são papagaios originários do Sul do continente Americano e são bastante comuns. Os Conures são uma família de periquitos com proximidade às Araras de maior porte. Alguns Conures de porte mais pequeno são animais de estimação excepcionais, especialmente quando comprados ainda jovens. Devido ao seu pequeno porte, são bons animais de estimação para casas com crianças.

Contras – As Araras de grande porte são bons animais de estimação quando são pequenas, mas podem tornar-se agressivas quando maturam. Como são pássaros grandes, também precisam de gaiolas grandes, não sendo fácil para a maior parte das pessoas ter o espaço necessário para um pássaro assim. Também precisam de tanta atenção quanto espaço, pois sem atenção a sua Arara entrará em stress e começará a arrancar as penas. O barulho excessivo das Araras também poderá ser um problema para algumas pessoas.

Loriini

Loriini muito colorido, apresenta penas de cores azuis, laranja, amarelo, verde. O bico é vermelho com amarelo na ponta.
Loriini – Por Magnus Johansson – parrot (10 av 1), CC BY-SA 2.0

Prós – Amigáveis e brincalhões. Os Loriinis são coloridos e aprendem várias palavras. Demonstram um comportamento muito bem disposto.

Contras – A alimentação requer atenção. A dieta dos Loriini consiste num néctar artificial e ingestão de muita fruta. Os dejetos destes pássaros são bastante líquidos, devido à sua dieta também maioritariamente líquida, podendo causar bastante sujidade que requer limpeza diária. Não é aconselhável a mudança de dieta do animal de forma a alterar os seus dejetos, pois irá reduzir-lhes bastante a sua esperança média de vida e causar doenças de fígado.

Catatua

Uma catatua empoleirada num ramo. Pelugem branca com penas amarelo claro na cabeça.
Catatua – Por Cacatua_galerita_- perching_on_branch_-crest-8a.jpg: Duncan RawlinsonThis image is a derivative work cropped from the original image: Snowmanradio – originally posted to Flickr as Parrot and uploaded to commons at Cacatua_galerita_ -perching_on_branch_-crest-8a.jpg, CC BY 2.0

Prós – As Catatuas são bons animais de estimação e aprendem algumas palavras.

Contras – Requerem bastante entretenimento e atenção. As mordidas são especialmente dolorosas devido à grande força desta espécie. Tornam-se dominantes, portanto é preciso ter sempre um comportamento bastante assertivo e disciplinado com este pássaro. Tal como o Papagaio Cinzento, as suas penas largam bastante pó branco.

Caturra, Periquito-Australiano, Periquito e Agapórnis

Caturra em ambiente doméstico. Cabeça amarela com as características bochechas laranja. Corpo cinzento.
Caturra – Por Jana (Jayleane) – http://www.NymphensittichSeite.de, Domínio público.
Periquito-australiano com pelugem azul e as azas em linhas desniveladas pretas e brancas que se estendem até ao pescoço e à volta dos olhos. Topo da cabeça branco com bico amarelo.
Periquito-Australiano – Por Vitor da Silva Gonçalves – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0
Par de agapórnis. O macho apresenta uma coloração mais vibrante e a fêmea tons mais desaturados de azul e cinzento.
Agapórnis – Por gennaro fusco – originally posted to Flickr as Pappagallini, CC BY-SA 2.0

Prós – Os Periquitos são bons animais de estimação, especialmente quando comprados jovens e chegam a aprender algumas palavras e músicas. Os Agapórnis são muito coloridos e sociáveis, tanto que a melhor opção é tê-los em gaiolas aos pares. Também procriam quando lhes são providenciadas gaiolas adaptadas a tal. A sua alimentação é simples: uma mistura de sementes juntamente com um pouco de maçã e alimentos verdes. Os preços das gaiolas são amigos da carteira. São pássaros que cumprem bem a função de educar/treinar o dono em como manter uma ave, se depois quiser ter pássaros de maior porte como animais de estimação.

Contras – As Caturras conseguem ser muito barulhentas. Dificilmente os Agapórnis conseguirão ser domados ou aprender a falar. Os Periquitos-Australianos não se adaptam bem à vida em gaiola, sendo preferencial a sua habitação em aviários grandes.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos