Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

O que comem os papagaios? Guia de Alimentos e Nutrição

Um papagaio irá dar-lhe décadas de diversão e companhia quando mantido e alimentado corretamente.
O que comem os papagaios? Respondemos com um guia completo de alimentação e nutrição

Neste artigo vamos explorar os seguintes tópicos:

  1. Introdução
  2. Nutrientes essenciais
  3. Alimentação para um papagaio saudável
  4. Alimentos a evitar
  5. Suplementação alimentar
  6. A importância da água
  7. Rotina de alimentação para papagaios

Uma companhia para a vida

A sua grande variedade e personalidades distintas fazem dos papagaios excelentes animais de companhia. Muitas casas portuguesas escolhem estes companheiros bicudos para animal de estimação.

Os papagaios são inteligentes, demonstram afeto pelos seus donos e, sem dúvida, que enchem uma casa. Ter e cuidar de um papagaio pode ser mais simples que cuidar de um cão, ou até mesmo de um gato, mas para assim ser devemos ser organizados e ter disponibilidade. Um papagaio é um animal que requer interação regular, pois gostam muito de atenção e convívio.

A má nutrição como causa de doenças

Infelizmente, uma das principais causas de doença nos papagaios é uma alimentação incorreta. Apesar de ser um animal relativamente simples de cuidar e manter, o papagaio tem, como muitos outros animais de estimação, um conjunto de requisitos nutricionais complexos. Isto significa que o animal deve manter um bom equilíbrio de minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o seu bem-estar.

“Apesar de ser um animal relativamente simples de cuidar e manter, o papagaio tem, como muitos outros animais de estimação, um conjunto de requisitos nutricionais complexos.”

A má nutrição continuada irá certamente causar desconforto e má disposição na vida de um papagaio, durante o período da sua duração. Os sintomas de má nutrição variam. Eles vão de sintomas mais ligeiros como falta de energia e arrancar de penas até sintomas mais graves, como falhas de orgãos.

Aqui pelo Pinhos Armazém Agrícola, valorizamos muito a alimentação correta dos animais, sejam animais dos nossos clientes, seja do público em geral. Os papagaios merecem o nosso melhor esforço enquanto donos, para lhes darmos a alimentação necessária que precisam para uma vida rica e saudável. Para isso criamos este guia, onde fomos buscar informação junto da experiência da nossa equipa e pesquisa em diversas fontes bibliográficas, de clínicas veterinárias a fornecedores de misturas para papagaios e outras aves. Demos o nosso melhor para o informar com veracidade sobre como alimentar o seu papagaio, de forma a que este seja o mais saudável possível.

Vamos começar por analisar os nutrientes essenciais à alimentação dos papagaios.

Nutrientes essenciais

Os papagaios requerem fruta fresca e vegetais na sua dieta, para evitarem com sucesso as doenças causadas por uma deficiência de vitaminas na alimentação. Iremos agora ver que vitaminas são essenciais para uma dieta equilibrada. Mais tarde no artigo, vemos os alimentos que contêm estas vitaminas, para que os possa incluir na alimentação do seu papagaio.

Vitamina A

A vitamina A joga um papel fundamental no bom funcionamento da audição e visão. Ela também é responsável pelo crescimento e reparação dos tecidos nos pássaros. É muito importante que o papagaio ingira alimentos com vitamina A. A sua falta causará uma pelugem sem brilho e escamação nas patas. Casos severos de privação de vitamina A levarão a sintomas mais graves, como dificuldades respiratórias.

Vitamina B

A vitamina B é essencial para que o papagaio absorva o máximo de nutrientes que ingere com a comida. Ela irá também ajudar o animal a lidar com o stress, sendo especialmente importante durante a muda. As vitaminas B6, B9 e B12 são particularmente essenciais. A falta destas vitaminas na alimentação do papagaio pode levar a um decréscimo notável na sua saúde.

“Os papagaios requerem fruta fresca e vegetais na sua dieta, para evitarem com sucesso as doenças causadas por uma deficiência de vitaminas na alimentação.”

Vitamina D

Se o seu animal estiver no interior a maior parte do tempo, tal como um ser humano, ele terá uma deficiência de vitamina D. A vitamina D é muito importante na absorção de minerais. Por isso, tente sempre dar ao papagaio alguma exposição solar. Se não conseguir, terá que incluir vitamina D na alimentação do animal, de forma a compensar esta ausência por falta de exposição solar.

Proteína

Tal como na alimentação de um ser humano, a proteína é essencial para a musculatura do papagaio. A maior parte das variedades de papagaios são muito ativas. Elas requerem movimento e, para tal, precisam de energia e força muscular. O animal irá encontrar uma boa fonte de proteína e aminoácidos nas sementes e nozes. No entanto, estes alimentos também possuem níveis de gordura elevados. Portanto, um equilíbrio e bom racionamento é fundamental.

Cálcio

Vários aspetos da saúde do papagaio estão ligados à ingestão de cálcio. Ele é importante na saúde dos ossos e bico, bem como na plumagem.

A chave para uma boa alimentação é a variedade

Estes são alguns dos nutrientes essenciais na alimentação do seu papagaio. Mantenha em mente que a chave para uma boa alimentação é a variedade. Seja um papagaio Africano Cinzento, seja uma Arara ou Caturra; a variedade de vitaminas e minerais é essencial. Em geral, devemos ter em atenção em incluir:

  • Sementes
  • Nozes
  • Frutas
  • Vegetais

Num estado selvagem, os papagaios de diferentes tamanhos e cores consomem também vegetação com folhas, ervas e insetos (de vez em quando).

Alimentação para um papagaio saudável

Vimos que uma variedade de alimentos é a chave para uma alimentação saudável para os papagaios. Mas que alimentos são esses? Bem, tudo começa por uma boa base.

Uma mistura de sementes de grande qualidade é muito importante para criar uma base alimentar forte, que contém ingredientes com nutrientes essenciais à saúde e vitalidade do seu papagaio. No Pinhos Armazém Agrícola, escolhemos uma variedade de fornecedores de misturas para pássaros, com atenção à garantia de qualidade das marcas. A sua escolha deve começar sempre por um produto que seja específico ao tipo de pássaro que tem. Se tiver uma caturra, compre uma mistura para caturras. Se tiver canários, compre uma mistura para canários. E por aí fora. Hoje destacamos a seleção Pet Zêzere, da Rações Zêzere, uma marca portuguesa de qualidade inegável.

Olhemos agora, em particular, para os alimentos que deve incluir numa seleção saudável de alimentos para a dieta do seu papagaio.

O poder das hortícolas verdes frescas!

Hortícolas, principalmente de cor escura, tais como espinafre, couve-galega ou brócolos, são ricas em omega 3 – essencial para a saúde da pele e penas do papagaio.

Duas hortícolas em destaque são: a alface-romana e o agrião. Da vitamina A aos aminoácidos e do ácido fólico (vitamina B9) até à proteína… Estas são excelentes escolhas para o lado hortícola da alimentação do seu papagaio. Duas ou três folhas de alface-romana são o indicado.

Não podemos esquecer os vegetais

O seu papagaio pode comer praticamente todos os vegetais que você come. Brócolos, cogumelos, batata doce, pimentos e courgettes são alguns dos vegetais que os papagaios adoram. Eles também são uma fonte fantástica de nutrientes. Um destes nutrientes é a tão essencial Vitamina D que falamos em cima.

Esta diversidade de vegetais irá proporcionar ao seu papagaio acesso a um número vasto de nutrientes que são essenciais para eles – portanto é bom ir variando os vegetais que inclui na alimentação do papagaio.

Para além do acesso aos nutrientes, diferentes texturas são importantes para a saúde do papagaio e afetam diferentes partes do corpo. Por exemplo, partir cenouras aos bocadinhos e dá-las ao papagaio, é garantir acesso a vitamina A e D e, ao mesmo tempo, permitir que o papagaio exercite o seu maxilar, sendo obrigado a partir os pedacinhos duros de cenoura. Este bem-estar físico é um grande benefício para a saúde do seu pássaro.

Brócolos, cogumelos, batata doce, pimentos e courgettes são alguns dos vegetais que os papagaios adoram.

A fruta fresca faz parte de uma alimentação completa

A fruta é muito benéfica e deve fazer parte da alimentação do seu papagaio – que vai adorar! Algumas boas frutas para dar ao seu papagaio são:

  • Laranjas
  • Uvas
  • Melões
  • Bananas

Mas, no fundo, o seu papagaio irá apreciar virtualmente qualque tipo de fruta.

Frutas tóxicas e cuidados a ter

Atenção! Não alimente abacate ao seu papagaio, pois é tóxico para ele. No caso das maçãs, tenha cuidado em remover as sementes, pois elas são tóxicas também. Em todas as frutas deve ter o cuidado de remover o caroço e as sementes.

A ingestão de fruta também deve ser periódica e relativamente espaçada, pois contém muito açúcar.

Não se esqueça de lavar bem a fruta antes de a alimentar ao seu papagaio.

As clássicas sementes e nozes

Os mais versados neste tópico da alimentação das aves, saberão que o normal para a alimentação dos papagaios foram, durante muito tempo, as sementes de girassol! Quando pensamos na alimentação destes nossos amigos com penas, pensamos logo nas sementes e nas nozes, como parte fundamental.

E é verdade. As sementes e nozes são a base da alimentação, e são essenciais. Mas não podem ser a única coisa, porque algumas sementes e nozes possuem altos níveis de gordura e o seu consumo em demasia leva a problemas, como excesso de peso.

A melhor forma de garantir que isto não acontece, é procurar uma mistura para pássaros com qualidade, que tenham um bom equilíbrio entre proteínas, gorduras e carboidratos. Quando escolhe uma boa mistura, certifica-se que o seu papagaio tem acesso à quantidade certa de sementes e nozes na sua alimentação. Para uma alimentação completa, apenas terá que complementar a dieta com fruta fresca e vegetais, tal como vimos em cima.

Para compreender a importância das sementes e nozes, veja só os minerais que elas contêm:

  • Cálcio
  • Zinco
  • Magnésio
  • Potássio

São também uma boa fonte de proteína.

Uma boa forma de manter o seu papagaio entretido, dando-lhe uma atividade nutritiva, é, de vez em quando, dar-lhe um amendoim. Ele vai descascá-lo e comê-lo!

Os mirtilos e as suas vitaminas

No geral, as bagas que nós comemos podem ser dadas ao seu papagaio. Elas são uma excelente comida para os papagaios, em especial os mirtilos, pois possuem vitaminas como C e K, que são fundamentais ao bom funcionamento do sistema imunitário.

Devemos apenas ter cuidado, tal como com as sementas e a fruta, para não serem dadas em excesso.

Outros complementos à alimentação

Os legumes e os feijões são boas fontes de proteína para o seu papagaio. Como vimos em cima, a proteína é muito importante, em especial para papagaios muito energéticos, que gostam muito de se movimentar. Feijão preto, feijão verde e ervilhas são alimentos que podem ser comidos não cozinhados. O feijão vermelho só pode ser comido cozinhado.

Uma boa fonte de cálcio pode ser um osso de choco. Eles são comercializados com o propósito de consumo para aves, e poderá encontrar facilmente à venda.

Alimentos a evitar

Existem alimentos que deve excluir totalmente da dieta do seu papagaio. Estes alimentos são tóxicos e podem causar doenças graves, ou até mesmo, serem fatais. Já vimos que deve remover o caroço e a sementes das frutas. Vejamos a lista de alimentos que deve excluir da alimentação do seu papagaio:

  • Abacate
  • Tapioca
  • Ruibarbo
  • Álcool
  • Caroços e sementes da fruta
  • Chocolate (cacau)
  • Qualquer tipo de fast food, que contenha muita gordura, sal ou açúcares

Suplementação alimentar

Sim, é possível conseguir uma alimentação completa usando apenas uma fórmula de saco. Da mesma forma que a ração é suficiente para a alimentação canina e felina. Mas, como vimos, a suplementação diversa, com fruta, vegetais e outros alimentos, traz muitos benefícios, tanto nutricionais como em geral, ao bem-estar do seu papagaio. Para não falar do gosto que dá cuidar bem dos nossos animais de estimação e manter uma rotina organizada e rica na sua dieta.

A importância da água

A água do seu papagaio deve ser trocada todos os dias.

Ela é o ingrediente final para uma alimentação rica. Mantenha água fresca junto do seu papagaio. Um papagaio deverá ingerir cerca de 5% do seu peso em água, todos os dias. Reforçamos a importância de colocar água fresca todos os dias. Tendo o recipiente de água exposto na gaiola, o papagaio poderá defecar, tomar banho e deixar cair comida na água. Isto causa acumulação de bactérias, se a água não for trocada com frequência diária.

Rotina de alimentação para papagaios

A rotina de alimentação, nomeadamente regularidade e quantidades, irão depender das necessidades individuais do seu papagaio. Tal como as pessoas, os papagaios têm gostos e preferências próprias, e criam os seus hábitos e padrões. Alguns poderão comer bastante bem, e dosear a comida por eles próprios. Outros, não irão conseguir dosear a comida, e apenas poderá deitar-lhes aquilo que sabe que eles devem comer. Esta questão do saber virá da sua experiência a alimentar o animal. No fundo, terá que conhecer o seu animal para lhe dar a regularidade e quantidade que ele gosta. Evitando, claro, os excessos óbvios e os alimentos e partes de alimentos que aqui referimos.

Muitas pessoas escolhem alimentar duas vezes por dia. Elas optam por este sistema, alimentando de manhã e à noite, porque se aproxima do ciclo natural de alimentação do animal em estado selvagem.

No que toca a que comidas preferem e que comidas resultam melhor na alimentação, terá que estar atento às preferências do seu papagaio.

Como ponto de referência, vá prestando atenção ao aspeto e comportamento geral do seu papagaio. O papagaio apresenta penas brilhantes, comportamento ativo e divertido? Então está bem de saúde, e a sua alimentação está a resultar. Se o seu animal apresentar um comportamento abatido, penas sem brilho, ou outro sintoma aqui descrito que indique falta de nutrição, então efetue mudanças na rotina alimentar. Deverá, claro, consultar apoio veterinário se os sintomas se prolongarem.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos