Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Vamos secar figos? 7 passos para secar figos ao sol

Neste artigo, Sara Oliveira mostra-nos como secar figos ao sol em 7 passos simples, explicando também algumas vantagens e benefícios deste alimento.
Artigo completo explicativo de como secar figos ao sol

No quintal da nossa casa, a nossa figueira cresce de ano para ano e pela altura de Setembro amadurecem dezenas e dezenas de figos. Os do topo da árvore servem para alimentar os pássaros e insetos que por cá passam, mas mesmo assim não estamos a conseguir gerir o desperdício daqueles que estão ao alcance das nossas mãos!

Decidi então começar a secar figos! Os figos secos são uma forma de os conservar por mais tempo e de os poder consumir ao longo das próximas semanas de forma igualmente saborosa e aproveitando todos os seus benefícios nutricionais.

Figos maduros colhidos de figueira, dispostos em cesta artesanal.
Figos maduros.
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Benefícios do figo enquanto alimento

Ricos em fibras (promovendo o bem-estar intestinal e a saciedade), os figos também são fonte de carotenóides, antocianinas e flavonoides (com propriedades antioxidantes). No que respeita a vitaminas e minerais, destacam-se as vitaminas C, A, K e do complexo B, e os minerais potássio, magnésio, cobre, zinco, manganês e ferro.

Para tirar o maior proveito nutricional, a quantidade recomendada de figos, numa dieta equilibrada, é de somente 1 a 2 unidades por dia.

Figos a meio do processo de secagem. Apresentam uma textura enrugada.
Figos a meio do processo de secagem ao sol.
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Como secar figos ao sol: passo a passo

Vamos lá aproveitar o mês de Setembro que é o mês ideal para a secagem dos figos! Porque começam a amadurecer em força e porque o tempo climatérico está muito favorável a esta técnica. Precisamos de: muitos figos maduros, sol em abundância e uma travessa 😊

Ingredientes/materiais necessários:

  • Figos maduros
  • Travessa

Preparação:

  1. Apanhar os figos maduros e firmes. 
  2. Lavá-los em água corrente e secar com papel absorvente.
  3. Dispor os figos numa travessa (forrada com papel absorvente) ou de fundo com rede (seria a ideal para haver circulação de ar), com espaço entre eles.
  4. Colocar na varanda ou no pátio ao sol, durante o dia e recolher à noite.
  5. Realizar o processo da secagem durante 4-7 dias. A meio deste tempo virar os figos para secarem homogeneamente. Irão ficar com “mau aspeto”, é normal.
  6. No final dos 7 dias, ou estando os figos completamente secos, vão ao forno durante 6 minutos a 180ºC (este passo permite finalizar a secagem e destruir alguns microrganismos). 
  7. Por fim, depois de arrefecidos, polvilham-se com um pouco de farinha de trigo sem fermento e armazenam-se de preferência em saco de pano em local fresco e seco. 
Figos secos guardados em frasco de vidro.
Figos secos prontos para consumir ou guardar.
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Bom proveito!

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos