Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Quando precisa uma planta de cálcio?

O cálcio é um nutriente essencial para a saúde das nossas plantas. Neste artigo mostramos-lhe como descobrir se a sua planta está sem cálcio e o que pode fazer para resolver esse problema.
Quando precisa uma planta de cálcio

Porque precisam as plantas de cálcio?

Quando se trata de plantas, os nutrientes desempenham um papel crucial. Existem cerca de 16 nutrientes essenciais que têm como função principal manter a sua planta saudável, em crescimento e vibrante. Neste artigo, explicamos-lhe quando uma planta precisa de cálcio, para que as suas plantas estejam sempre com o melhor aspeto e saúde possíveis.

O que é o cálcio?

O cálcio é um elemento da tabela periódica encontrado em abundância no nosso planeta. Ele combina-se com outros elementos para formar compostos químicos utilizados em diferentes propósitos, como na fabricação de cimento. O cálcio também é essencial para os seres vivos – por exemplo, no corpo humano – é utilizado nos ossos, para torná-los mais fortes.

O cálcio é um nutriente vital, e a deteção precoce da sua falta pode ser crucial para a saúde da planta.

Mas por que precisam as plantas de cálcio?

O cálcio é muito importante para a sobrevivência das plantas. Tal como muitos outros nutrientes importantes para as plantas, o cálcio é utilizado de várias maneiras por elas. Eis algumas das razões mais importantes pelas quais as plantas precisam de cálcio:

  • Torna as paredes celulares mais fortes
  • Ajuda a manter os níveis de pH
  • Ativa enzimas
  • Melhora a penetração da água
  • Aumenta a resistência a doenças

O cálcio desempenha um papel crucial no crescimento da planta, assegurando que ela cresce adequadamente e que se desenvolve, evitando a morte prematura ou que murche rápido.

Mulher feliz depois de ter tratado bem das suas plantas que estavam sem cálcio.
Imagem por Freepik

Como saber quando a sua planta precisa de cálcio?

Há duas maneiras principais de diagnosticar a sua planta e perceber se ela está a precisar de mais cálcio:

Analisar a própria planta

O aspeto físico da planta ajuda-nos a entender que nutrientes estão em falta. No caso do cálcio, sintomas específicos podem revelar a sua deficiência, como deformidades e clorose nas folhas.

O que é a clorose?

A clorose nas folhas é uma condição comum nas plantas que se caracteriza pela perda da cor verde, resultando em folhas amareladas ou esbranquiçadas. Este fenômeno ocorre devido à redução ou insuficiência de clorofila, o pigmento responsável pela fotossíntese e pela cor verde das plantas. A clorofila é crucial para a planta, pois permite a conversão da luz solar em energia química, essencial para o crescimento e desenvolvimento da planta. A presença de clorose nas folhas pode ser uma indicação que a sua planta tem falta de cálcio, mas também pode ser devido à falta de outro nutriente essencial, como ferro ou magnésio.

Testes ao solo

Estes testes indicam os nutrientes presentes no solo, mas não refletem necessariamente os nutrientes disponíveis para a planta, portanto, deve-se utilizá-los com cautela.

Como adicionar cálcio às suas plantas?

A adição de cal ao solo no Outono é uma forma eficaz de fornecer cálcio. Incluir cascas de ovo no seu composto também é uma maneira de enriquecer o solo com cálcio, além de magnésio, melhorando a infiltração de água no solo.

E se a planta não estiver com um déficit de cálcio mas ainda assim tiver mau aspeto?

Se a sua planta continua com mau aspeto mesmo após garantir a quantidade necessária de cálcio, é possível que esteja em falta algum dos outros 16 nutrientes essenciais. Neste caso, pode ser útil considerar tratamentos de solo que contenham estes nutrientes.

Em conclusão, o cálcio é um nutriente vital, e a deteção precoce da sua falta pode ser crucial para a saúde da planta. Manter as nossas plantas saudáveis não é apenas uma prioridade, mas também uma forma de garantir o seu desenvolvimento ótimo e a beleza do seu jardim ou espaço verde.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola - Loja de produtos agrícolas
Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos