Procurar
Close this search box.
Pinhos Armazém Agrícola

Os 20 melhores vegetais para plantar na horta caseira

Está à procura de ideias para cultivar? Este artigo recorda 20 vegetais para plantar na sua horta.
Ideias de vegetais e legumes para plantar na horta caseira. Explicação breve de quando e como fazer plantio/semear.

Não há nada como o maravilhoso sabor de um alimento plantado e colhido por nós. Desde batatas até tomates ou cebolas, a sua horta caseira é uma fonte de alimentação saudável para toda a família. De uma pequena horta biológica até uma horta vertical, não precisa de um terreno com uma parte exterior muito grande para desfrutar deste prazer.

Se está a dar os primeiros passos na sua horta caseira, ou se está simplesmente à procura de ideias sobre o que plantar na horta, este artigo dá-lhe 20 ideias de vegetais para plantar na sua horta, e também explica de forma breve como e quando plantar ou semear.

Lista de vegetais neste artigo

A parte comestível da planta: vegetal vs legume

Os vegetais são um grupo alimentar/de plantas e é um termo português mais amplo. Quando falamos de legumes, falamos da parte comestível de uma planta. A parte comestível da planta pode ser:

  • Raiz;
  • Tubérculo;
  • Bolbo;
  • Fruto;
  • Flor;
  • Folhas;
  • Talo;
  • Grão.

O que plantar na minha horta?

Existem muitas possibilidades que requerem diferentes tipos de cuidados. Se está a ponderar plantar ervilhas, elas gostam de clima frio e podem ser plantadas no início da Primavera. Se pondera plantar tomates, eles gostam de calor e não convém serem plantados antes da última geada. As abóboras precisam de polinizadores para formar frutos, portanto algumas flores precisam também de ser plantadas junto do cultivo de abóboras. Cada cultivo tem as suas especificidades, e vamos ver quais para que possa plantar estes vegetais na sua horta caseira! Vamos lá.

Faça download do Calendário Agrícola e compreenda o ano agrícola, na sua horta, por inteiro. O que plantar, o que colher a tarefas - por Pinhos Armazém Agrícola.
Grátis, informativo e perfeito para o ajudar a planear a sua horta caseira.

20 ideias de vegetais para plantar na horta em casa

Abóbora
© Imagem por Freepik

Abóbora

A tarte e o doce de abóbora são duas grandes razões para ter abóboras na sua horta! Sim, vai precisar de bastante espaço e de estar preparado para uma temporada de crescimento longa. Mas vale a pena se conseguir.

Quando cultivar?

O mais distante possível de perigo de geada. Quando o solo estiver entre 18 a 35ºC.

Alface para plantar na horta em casa
© Imagem por Freepik

Alface

Cultivar alface permite-lhe simplesmente colher umas quantas folhas antes do jantar. A alface gosta do clima frio e cresce bem quando plantada em semente. É também uma excelente opção para plantar em vasos, pois as raízes não são muito longas. Mantenha a alface húmida à medida que a semente rebenta, depois colha quando a folha já tiver alguns centímetros.

Quando cultivar?

No início da Primavera ou mais para o fim do Verão para colher no Outono.

Alho plantar na horta caseira
© Imagem por Freepik

Alho

O alho é uma das primeiras coisas que aparecem no início da Primavera. Existem dois tipos de alho que se diferenciam pela rigidez do caule, sendo um de “pescoço duro” e outro de “pescoço mole”. O mais comum é o de pescoço mole, que encontramos muito no supermercado, pois amadurece de forma mais rápida.

Quando cultivar?

Plante os cravos de bulbos no chão com o lado mais pontiagudo para cima no Outono. Por volta do fim da Primavera/início do Verão do ano seguinte, conseguirá colher alhos. Plante-os pelo meio até ao fim do Outono.

Alho-francês plantar na horta em casa
© Imagem por Freepik

Alho francês

Muito usado na cozinha, de sabor mais suave que a cebola, o alho francês é um alho mais alongado e uma excelente escolha para plantar na sua horta.

Quando cultivar?

Semente direta no solo no início da Primavera.

Batatas plantar na horta caseira
© Imagem por Freepik

Batatas

As batatas são um vegetal super versátil, tanto na cozinha como no solo de cultivo. Pode colher batatas novas ao fim de 6 a 8 semanas de as plantar, ou até mesmo escolher uma variedade com uma colheita mais tardia. Também as pode plantar num vaso na sua varanda ou pátio, se tiver boa exposição ao sol.

Quando cultivar?

Meio de Março até início de Maio, dependendo da sua localização no país.

Plantar beringela na horta em casa
© Imagem por Freepik

Beringelas

A beringela adora o calor. Se usar semente plante no interior, com cerca de 8 semanas antes da última geada cair.

Quando cultivar?

Plante depois do perigo de congelar passar.

Plantar beterraba na horta caseira
© Imagem por Freepik

Beterrabas

Fácil de cultivar desde semente, as beterrabas são um bom cultivo para temperaturas frias porque conseguem aguentar o frio intenso.

Quando cultivar?

Comece no início da Primavera e vá plantando entre 2 a 3 semanas até ao meio do Verão.

Cebolas para plantar na horta caseira
© Imagem por Freepik

Cebolas

Todos conhecemos a utilidade da cebola na cozinha. Esta utilidade é mais do que razão para a plantarmos nós próprios na nossa horta, pois sabemos que iremos gastar bastante cebola na preparação das refeições.

Quando cultivar?

Plante na Primavera, para colheita a meio e fim do Verão, dependendo do clima. Também podes plantar no Outono, fazendo com que estejam dormentes durante o Inverno e comecem a rebentar na Primavera. É ideal na altura de plantar que as temperaturas não caiam abaixo dos 2 graus Celsius negativos.

Cenoura de plantio colhidas de horta caseira
© Imagem por Freepik

Cenouras

As cenouras são ainda mais doces quando colhidas de fresco, diretas da sua horta! Cultivar cenouras tem que se lhe diga e a cenoura pode ser um pouco matreira, mas usando cobertura de solo (folhas secas, por exemplo) e mantendo o solo bem regado durante períodos mais quentes, conseguirá plantar cenouras, sem problema e com bons resultados.

Quando cultivar?

Plante cerca de 2 a 3 semanas antes da última geada.

Couves plantar horta em casa
© Imagem por Freepik

Couves

Este vegetal precisa de 6 a 8 horas de exposição solar direta, portanto guarde um lugar ao sol para as couves. Pode plantar as sementes no interior, para colher no Verão.

Quando cultivar?

Plante até 6 a 8 semanas antes da última geada, para colheres no Verão.

Curgete na horta em casa
© Imagem por Freepik

Curgetes

Com muita fibra e vitaminas, a curgete é um vegetal composto maioritariamente por água. Isto nada retira ao seu sabor e utilidade na cozinha. A curgete é uma excelente escolha na sua horta caseira pois tem poucas calorias, é muito hidratante e perfeita para usar na sopa. Existem vários tipos de curgete: verde, amarela, branca e redonda.

Quando cultivar?

A melhor altura para plantar curgete é entre os meses de Março e Junho. Antes de semear, regue ligeiramente o solo, para fomentar a germinação das sementes.

Ervas aromáticas para plantar na sua horta em casa
© Imagem por Freepik

Ervas aromáticas

Existe muita variedade de opções para plantar no que toca às ervas aromáticas. Elas são excelentes para quem tem espaços pequenos. Pode simplesmente colher algumas folhas para cada refeição, ficando assim o consumo de ervas aromáticas menos pesado na carteira.

Ervilhas plantadas na horta
© Imagem por Freepik

Ervilhas

As ervilhas tendem a preferir temperaturas mais frias, por isso se deixar o cultivo para muito tarde, elas vão crescer mas não dar produto. Pode plantar ervilhas mal o solo esteja preparado para cultivo. Se está em dúvida sobre o que plantar na horta, a ervilha é uma boa escolha.

Quando cultivar?

Plante no início da Primavera.

Espinafre plantado na horta doméstica
© Imagem por Freepik

Espinafre

Tal como as ervilhas, o espinafre dá-se (e gosta) do frio, portanto pode plantar mal o solo esteja pronto. Diferentes variedades podem resistir melhor a temperaturas mais altas.

Quando cultivar?

Plante no início da Primavera.

Feijões semeados e colhidos em horta caseira
© Imagem por Freepik

Feijões

Muita variedade caracteriza o feijão. Conforme o seu espaço disponível, procure por variedades que cresçam mais vertical ou de forma mais compacta. Procure por informação de colheita na embalagem das sementes. Os feijões devem ser colhidos logo após estarem prontos, senão ficarão muito duros.

Quando cultivar?

Plante após a última geada.

Nabos plantados na horta
© Imagem por Freepik

Nabos

Em muitas receitas, o nabo é um excelente substituto de cenouras ou batatas. É um vegetal que se dá bem com o frio e é praticamente todo comestível (o que o torna rentável). Sem dúvida uma boa opção para plantar na horta.

Quando cultivar?

Plante umas semanas antes das últimas geadas, para colheita próxima do final da Primavera. Fim do Verão para colheita no Outono.

Pepinos plantados na horta
© Imagem por Freepik

Pepinos

Nutritivo e baixo em calorias, o pepino é um vegetal muito bom para plantar na horta, pois é rico em água, minerais e antioxidantes. É benéfico para a saúde por estas razões. Vai precisar de algum espaço, pois crescem na vertical. A melhor opção é cultivar o pepino a partir da semente.

Quando cultivar?

Plante após ter passado o perigo de congelamento.

Pimentos plantados na horta
© Imagem por Freepik

Pimentos

O pimento gosta do calor, cresce bem em pátios ou varandas com sol. Pode transplantar pimentos mas se escolher o plantio com semente, precisa de os começar a plantar no interior, 6 a 8 semanas antes da última geada. Se gostar de usar na culinária, o pimento é, sem dúvida, uma excelente escolha para a sua horta em casa.

Quando cultivar?

Plante em solo definitivo após a última geada.

Rabanetes plantados em horta e colhidos colocados em cima da mesa
© Imagem por Freepik

Rabanetes

Uma colheita de “última-hora” excelente – pois conseguem estar prontos para colheita três semanas após cultivo. Toda a planta é comestível! Uma escolha interessante para plantar na horta.

Quando cultivar?

Plante entre o início de Abril até início de Maio para colheita na Primavera e início de Agosto até início de Setembro para colheita no Outono.

Tomates colhidos depois de plantio em horta em casa
© Imagem por Freepik

Tomates

Pode cultivar a partir da semente do tomate ou então comprar um cultivo e passar para o seu solo. Preste atenção a que tipo de tomate está a comprar. Tipos desconhecidos (indeterminados) de tomate podem continuar a crescer e a dar tomates até à geada, fazendo com que o cultivo necessite de ser vertical, ficando pesado no topo. Se o tipo de tomate for conhecido (determinado), terão colheita pronta num pequeno período de tempo e ficarão sempre com cerca 1 metro de altura. O tomate Cherry é um ótimo cultivo para principiantes.

Quando cultivar?

Plante depois do risco de congelamento/geada ter passado.

Artigo por:

Pinhos Armazém Agrícola

A sua loja de Agricultura, Pecuária, Animais de Estimação, Jardim e Bricolage. Estamos juntos no sucesso! Procuramos sempre dar-lhe a melhor seleção de produtos, aliada à informação que precisa para a sua horta, projetos e mais.

Partilhe este artigo

Mais artigos